- Quadrilha: A quadrilha pode ser uma disputa entre grupos, como se fosse uma competição, ou pode ser no improvisada como uma brincadeira para animar a festa.
- Correio do Amor (ou elegante): Faça diversos cartões em formato de coração, ou em formato de balão, coloque dentro de uma cesta e ofereça-os para que os convidados mandarem mensagens para os amigos maridos, esposas ou namorados(as) podendo ser anônimo ou não. As vezes a graça é ver se a pessoa descobre o remetente ou não.
- Boca do palhaço: A brincadeira consiste em acertar a boca de um palhaço, desenhado em uma cartolina, com uma bola. Quem acertar ganha uma prenda.
- Dança das cadeiras: Conte o número de participantes, e faça um círculo com cadeiras com os assentos voltados para fora. A quantidade de cadeiras deve ser um a menos que o de participantes. A brincadeira começa quando a música é ligada, quando a música para os participantes se sentem, quem não conseguir sentar sai da brincadeira e é tirada mais uma cadeira, e assim continua no mesmo sistema até ficar só um participante, este é o vencedor.
Dicas de jogos para Festa Junina
- Pescaria – Em uma bacia de areia são colocados vários peixinhos de cartolina com uma argola ou gancho na boca. Com varinhas de pescar as crianças, e também adultos, pescam os peixes que podem valer um brinde.- Pular fogueira: Hoje se usa uma fogueira artificial para pular.
- Corrida de três pés: formam-se duplas em que a perna esquerda de um é amarrada a perna direita de outro. Da-se a largada, aquela dupla que correr mais rápido e chegar primeiro na linha de chegada é a vencedora.
- Bingo: já tradicional nestas festas, pode valer um brinde ao vencedor.
- Corrida com ovo na colher: Corrida em que os participantes correm equilibrando um ovo na ponta de uma colher. Quem deixar cair o ovo é desclassificado, ganha quem chegar primeiro com o ovo intacto e sem ajuda da outra mão. Para os maiores pode-se aumentar a dificuldade levando a colher é levada na boca.
- Jogo das argolas: Delimite uma área onde várias garrafas são colocadas, deve-se acertar as garrafas com uma argola. Quanto mais distante a linha de limite entre o jogador e as garrafas mais difícil fica acertar. Pode-se numerar as garrafas de acordo com a dificuldade. Faça um teste antes para que não fique muito fácil nem muito difícil para garotada.
- Corrida do saco: Marque a local de partida e o de chegada. Os participantes devem correr dentro de um sacos de pano (ou outro material adequado) para que a corrida seja aos pulos.
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