Home Contato e Encomendas Lojinha Apliques

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Como a leitura pode desenvolver as crianças




Ler é como viajar sem sair do lugar, é importante dentro de casa as crianças terem acesso a livros, revistinhas e histórias infantis que estimulem o raciocínio, o entendimento de sentimentos e situações da vida. É a partir desse envolvimento que a atividade da escrita também pode e deve ser incentivada, entre outros pontos importantes de amadurecimento.
O talento da escrita pode ser despertado logo cedo depois da alfabetização quando a criança está apta a escrever e a começar montar ideias no papel. A leitura é ainda mais vantajosa porque oferece ao aluno um mundo de imaginação e de criatividade através das historinhas, gravuras e enredos escritos em livros que ficam na memória.
O envolvimento na infância com as letras e com uma atmosfera do aprender ajuda a criança a mostrar e desabrochar um pouco da sua vocação profissional, através dessas atividades didáticas os filhos vão desenvolvendo suas habilidades em matérias preferidas e demonstrando o que lhe é mais próximo.
Na literatura infantil brasileira e internacional, há diversos títulos que podem ser facilmente transformados nos preferidos das crianças e aceito pelo gosto pessoal de cada um, não é tarefa difícil escolher alguns títulos e começar a montar uma pequena coleção de livros infantis. Cecília Meirelles é uma das escritoras que dedicou parte de sua obra às crianças. Certamente um título dela você vai encontrar.
Escritores contemporâneos lançam aos montes livros para cada faixa etária, é possível escolher a partir de temas e de assuntos que você ache importante a criança entrar em contato, como questões ambientais, respeito ao idoso, relações humanas na escola, etc. Após a leitura é bom tentar fazer redações sobre os temas propostos nos livros, tentar conversar com a criança sobre os temas abordados, provocar a apreciação e crítica desde cedo.
Uma prática curiosa para eles é ler um livro e depois assistir o filme feito a partir da história escrita, há muito títulos infanto-juvenil que já viraram filme ou seriados em TV. Nas férias dependendo da idade dos filhos é possível estimular a leitura, em viagens é divertido conectar informações sobre vegetação, contos locais, poetas regionais, folclore, uma forma de unir viagem e literatura.
Nunca é tarde para começar a adentrar o mundo dos livros e usufruir o que eles provocam dentro da gente. Dê oportunidade para seu filho experimentar esse processo de autoconhecimento através das frases, cenários e enredos de um bom livro.
Seus filhos gostam de ler?

0 comentários:

Podera também gostar de

Related Posts with Thumbnails