Ditado para sondagem na alfabetização
Ano - 1º e 2º ano
Tempo estimado - Uma aula.
Tematização
Você
deve realizar a primeira sondagem no início do período letivo e,
depois, ao fim de cada bimestre, mantendo um registro criterioso do
processo de evolução das hipóteses de escrita das crianças. Ao mesmo
tempo, é fundamental uma observação cotidiana e atenta do percurso dos
alunos
Introdução
Nos
primeiros dias de aula, o professor alfabetizador tem uma tarefa
imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe sobre o sistema de
escrita. É a chamada sondagem inicial (ou diagnóstico da turma), que
permite identificar quais hipóteses sobre a língua escrita as crianças
têm e com isso adequar o planejamento das aulas de acordo com as
necessidades de aprendizagem.
Tematização
Por
que devemos fazer o diagnóstico inicial das hipóteses de escrita dos
alunos? Além de objetivos práticos como a organização de parcerias
produtivas de trabalho e o acompanhamento da evolução dos alunos, a
realização da sondagem pressupõe um respeito intelectual do professor em
relação ao conhecimento do aluno. Significa assumir que os alunos
pensam sobre a língua escrita - formulando hipóteses sobre o seu
funcionamento - e que é primordial para o desenvolvimento de um bom
trabalho conhecer detalhadamente o que eles pensam sobre o sistema
alfabético.
Objetivo
Escrever uma lista de palavras e uma frase, ditadas pelo professor, colocando em jogo todos os conhecimentos disponíveis
Tematização
A
sondagem não é um momento para ensinar conteúdos e sim para o aluno
mostrar ao professor o que pensa sobre o sistema alfabético de escrita.
Portanto, o único objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos
escrevam da maneira como acreditam que as palavras devem ser escritas.
Material necessário
Papel e lápis.
Desenvolvimento
Atividade
deve ser feita individualmente. Chame um aluno por vez e explique que
ele deve tentar escrever algumas palavras e uma frase que você vai
ditar. Escolha palavras do mesmo campo semântico, como por exemplo:
lista das comidas de uma festa de aniversário, frutas, animais etc.
O ditado deve ser iniciado por uma
palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba e, por
último, de uma monossílaba. Ao ditar, NÃO marque a separação das
sílabas, pronunciando normalmente as palavras. Após a lista, é preciso
ditar uma frase que envolva pelo menos uma das palavras já mencionadas,
para poder observar se o aluno volta a escrevê-la de forma semelhante,
ou seja, se a escrita da palavra permanece estável mesmo num contexto
diferente.
Tematização
A
escolha das palavras do ditado deve ser muito cuidadosa. Evite
palavras que tenham vogais repetidas em sílabas próximas, como ABACAXI,
por exemplo, por causar um grande conflito para as crianças que estão
entrando no Ensino Fundamental, cuja hipótese de escrita talvez faça
com que creiam ser impossível escrever algo com duas ou mais letras
iguais. Por exemplo: um aluno com hipótese silábica com valor sonoro
convencional, que utiliza vogais, precisaria escrever AAAI. Os
monossílabos ficam para o fim do ditado. Esse cuidado deve ser tomado
porque, no caso de as crianças escreverem segundo a hipótese do número
mínimo de letras, poderão se recusar a escrever se tiverem de começar
por ele.
3 SUGESTÕES DE GRUPOS DE PALAVRAS E FRASES PARA O DITADO:
Sugestão 1
CENTOPÉIA
JOANINHA
FORMIGA
MINHOCA
ABELHA
LESMA
GRILO
RÃ *A FORMIGA MORA NO JARDIM. (frase)
Sugestão 2
MUSSARELA
ESCAROLA
TOMATE
PALMITO
PRESUNTO
ALHO
ATUM *COMEMOS PIZZA DE MUSSARELA COM TOMATE. (frase)
Sugestão 3
REFRIGERANTE
MORTADELA
PRESUNTO
MANTEIGA
QUEIJO
SUCO
PÃO *NO LANCHE TEREMOS PÃO COM MORTADELA.(frase)
Fique
atento às reações dos alunos enquanto escrevem e anote o que eles
falam, sobretudo de forma espontânea, isso pode ajudar a perceber quais
as idéias deles sobre o sistema de escrita.
A cada palavra ditada, peça para que o aluno leia em voz alta o que acabou de escrever.
Tematização
É
imprescindível pedir que a criança leia o que escreveu. Por meio da
interpretação dela sobre a própria escrita, durante a leitura, é que se
pode observar se ela estabelece ou não relações entre o que escreveu e o
que lê em voz alta - ou seja, entre o falado e o escrito - ou se lê
aleatoriamente.
Anote em uma folha à parte como o aluno
faz a leitura, se aponta com o dedo cada uma das letras; se lê sem se
deter em cada uma das partes, se associa aquilo que fala à escrita, em
que sentido faz a leitura etc.
Avaliação
Finalmente, analise qual hipótese de escrita o aluno demonstrou na atividade.
HIPÓTESES DE ESCRITA MAIS COMUNS:
Pré-silábica, sem variações
quantitativas ou qualitativas dentro da palavra e entre as palavras. O
aluno diferencia desenhos (que não podem ser lidos) de "escritos" (que
podem ser lidos), mesmo que sejam compostos por grafismos, símbolos ou
letras. A leitura que realiza do escrito é sempre global, com o dedo
deslizando por todo o registro escrito.
Pré-silábica com exigência mínima de
letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra, mas
não entre as palavras. A leitura do escrito é sempre global, com o dedo
deslizando por todo o registro escrito.
Pré-silábica com exigência mínima de
letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra e entre
as palavras (variação qualitativa intrafigural e interfigural). Neste
nível, o aluno considera que coisas diferentes devem ser escritas de
forma diferente. A leitura do escrito continua global, com o dedo
deslizando por todo o registro escrito.
Silábica com letras não pertinentes ou
sem valor sonoro convencional(1). Cada letra ou símbolo corresponde a
uma sílaba falada, mas o que se escreve ainda não tem correspondência
com o som convencional daquela sílaba. A leitura é silabada.
Silábica com vogais pertinentes ou com
valor sonoro convencional de vogais(2). Cada letra corresponde a uma
sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som
convencional daquela sílaba, representada pela vogal. A leitura é
silabada.
Silábica com consoantes pertinentes ou
com valor sonoro convencional de consoantes(3). Cada letra corresponde a
uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som
convencional daquela sílaba, representada pela consoante. A leitura é
silabada.
Silábica com vogais e consoantes
pertinentes(4). Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se
escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba,
representada ora pela vogal, ora pela consoante. A leitura é silabada.
Silábico-alfabética. Este nível marca a
transição do aluno da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Ora
ela escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as
unidades sonoras menores, os fonemas.
Alfabética inicia(1)l. Neste estágio, o
aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos
caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a
sílaba. Agora, falta-lhe dominar as convenções ortográficas.
Alfabética(2). Neste estágio, o aluno já
compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos
caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a
sílaba e também domina as convenções ortográficas.
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