Home Contato e Encomendas Lojinha Apliques

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Bolo arco iris- Tive que compartilhar!!!!!!!!

Post image for Bolo Colorido ou Bolo Arco-íris

Esse é  um bolo simples mesmo e o colorido é super fácil de fazer. Achei uma ótima idéia para juntar a criançada na cozinha, porque é muito divertido colorir a massa e ver o bolo assando cheio de cores!
Duvido que alguma tia ou avó tenha feito esse bolo antes, então é a sua chance de surpreender a família com sua originalidade culinária (sim, porque habilidade você já deve ter provado que tem, com alguma receita deste blog).
Simplifiquei o quanto pude para ser mais fácil para você.
Recomendo fortemente que faça tudo na batedeira porque bater “no muque” pode ser um pouco avançado demais para você por enquanto. Sério! E sem ofensas…
Ah, é bem mais legal usar uma forma redonda!

Receita de Bolo Colorido (Arco-Íris)

Ingredientes:

- Mistura para bolo do sabor que preferir, mas a massa tem que ser branca para poder fazer as cores (baunilha, coco, laranja, limão e abacaxi são exemplos de bolos de massa branca. Bolo de chocolate não serve porque não é branco! Sacou?)
- Ingredientes necessários para o preparo do bolo com a mistura. Normalmente são: ovos, leite e margarina (veja na embalagem da mistura que escolheu o que será necessário e a quantidade).
- Corantes alimentícios (para bolos, pode ser em gel ou líquido. Pergunte na loja que for comprar qual é recomendado para bolos e com certeza alguém saberá indicar. Você encontra esse tipo de produto em lojas de produtos para festas, confeitarias.... Se comprar as cores vermelho, amarelo e azul, poderá fazer quantas outras quiser, conforme sua competência artística.)
- Cobertura Marshmallow (a Dr. Oetker tem uma cobertura dessas que é bem boazinha, da linha “Decor Festa“. Claro que não é exatamente igual a que eu ainda vou ensinar a fazer, como tudo que é caseiro e mais gostoso. Mas ela é fácil de preparar, gostosa e muito boa para os iniciantes.)
Cobertura Marshmallow Dr Oetker Bolo Colorido ou Bolo Arco íris
- Ingredientes necessários para fazer a cobertura de marshmallow, que são 75 ml de água e 75 g de açúcar (na embalagem vem dizendo direitinho como medir essas quantidades, mas lembre-se que é preciso sempre usar medidores para não errar)
- Confeito colorido (pode ser aquele granulado colorido ou outro qualquer que você achar bonito)

Modo de Preparo:

Leia o modo de preparo da mistura para bolo e siga tudo direitinho. Não tem nenhum mistério, o que você precisa saber está escrito lá.
Veja o tamanho recomendado para a forma redonda e preaqueça o forno conforme indicado. Tire suas dúvidas no post de temperaturas do forno, se precisar.
Caso você se pergunte: “untar” é lambuzar toda a forma com manteiga ou margarina; “forrar com farinha” é fazer uma camada de farinha sobre a manteiga (ou margarina): jogue um punhado e vá batendo a forma pra lá e pra cá até que fique tudo branco e “forrado de farinha”!
Depois que tiver terminado de bater a massa do bolo, vai começar a parte divertida!
Você pode colorir com quantas cores quiser, mas vou ensinar como se fosse fazer as 7 cores do arco-íris, ok?
Separe uma boa parte da massa (em torno de 1/3) para colorir com uma cor só. É que ela vai ser usada primeiro e por isso precisa de maior quantidade. Lá na frente você vai entender!
O restante da massa você vai dividir em partes iguais mesmo, ok? Coloque em vasilhas onde você possa misturar bastante sem derramar.
Escolha as cores que vai usar e qual vai querer que fique por fora do bolo (que vai ser aquela maior). Use os corantes para chegar às cores que desejar. Lembre-se:
- Mexa muito sempre que pingar uma gotinha de corante, para espalhar bem e não ficar acumulado no cantinho;
- Não coloque a espátula suja de uma cor no potinho de outra cor;
- Vá de gotinha em gotinha para não colorir mais do que gostaria;
- Cuidado para não fazer uma mistura de cores incoerente porque o caminho pode ser sem volta! Na próxima vez você acerta, se ficar pingando muito vai acabar deixando o bolo preto!
Agora que você já terminou de colorir a massa, vamos colocá-la na forma.
Tem uma regra que precisa ser seguida: sempre coloque a massa no centro. Sempre.
Comece pela mistura maior, que você escolheu para a extremidade da forma. Ela vai se esparramar toda pelo fundo.
Pegue outra cor e despeje no centro da forma. Ela vai se esparramar também e aí você já vai ver como os círculos vão se formando, um após o outro.
Faça da mesma maneira com todas as cores, até terminar.

Leve ao forno conforme indicado na embalagem da mistura para bolo que usou.
Para ver se terminou de assar, após o tempo necessário, espete um palito para ver se ele sai limpo. Se vier sujo é porque tem massa crua e precisa assar mais.
Retire o bolo do forno e espere esfriar.
Vire-o onde quiser, como em um prato de bolo, por exemplo. Você também pode cortar quadrados e confeitar um por um, só na parte de cima (vai ficar lindo!).
Para virar o bolo em um prato, apoie o prato de cabeça para baixo por cima da forma e use um pano de prato para te ajudar a segurar um sobre o outro bem firme. Vire rápido, fazendo o bolo cair no prato. Aí é só tirar a forma de cima e pronto. Se tiver quebrado, coloque as pecinhas nos seus devidos lugares, rsrs!
Prepare agora a cobertura. É só fazer conforme a explicação da caixinha, também é muitíssimo fácil!
Depois de pronto, espalhe sobre o bolo com uma espátula bem de leve para não levar a massa junto.
Depois de coberto, jogue aleatoriamente os confeitos por cima, para ficar descolado!
bolo colorido confeitado Bolo Colorido ou Bolo Arco íris
Ah, uma dica importante: acho uma boa idéia você comprar dois pacotes de mistura para bolo (óbvio, os ingredientes necessários para o preparo também). É que você deve desperdiçar muita massa na hora de colorir e vale a pena ter um pouco mais à mão. Só não encha a forma demais para levar ao forno, o limite é entre 1/3 e a metade da altura.


Bon Appétit!

http://socorronacozinha.com.br/receita-bolo-colorido-arco-iris

0 comentários:

Podera também gostar de

Related Posts with Thumbnails